Dados constam de levantamento feito por pesquisadores de três universidades com base em conteúdos publicados no TikTok, no YouTube e no Facebook. Jair Bolsonaro e seus apoiadores capitalizaram de modo mais eficiente a declaração de apoio a Lula feita pela cantora Anitta (foto) no último dia 11, indica levantamento inédito divulgado por Lauro Jardim.
Feito por pesquisadores da PUC-RJ, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Paraná, o estudo comparou vídeos produzidos pelos dois presidenciáveis em três plataformas: Facebook, YouTube e TikTok. O ex-presidente petista festejou o apoio da cantora, enquanto o atual presidente, em entrevista à CNN, ironizou Anitta por defender a legalização da maconha e ter dito que ocuparia o lugar de Paulo Guedes na Economia.
“Liderando as interações, Bolsonaro conquistou 7,2 milhões de visualizações no TikTok, em sua própria conta, contra 292,4 mil de Lula — uma vantagem 25 vezes maior entre o público bolsonarista”, escreve O Globo sobre o levantamento. ” A disparidade também foi expressiva em outros índices, sempre em desfavor de Lula e com benefícios para Bolsonaro: nas curtidas (554 mil ante 45,4 mil); nos compartilhamentos (45,6 mil contra 3 mil) e nos comentários (15,9 mil e 2,2 mil)”, acrescenta o jornal carioca.
No YouTube, um vídeo da Jovem Pan repercutindo a fala de Bolsonaro sobre Anitta teve 1 milhão de visualizações, ante 95,7 mil de Lula ao falar da cantora em seu canal. No Facebook o presidente também levou vantagem, com uma diferença menor entre bolsonaristas e petistas.