O clima de campanha vai começa a dominar o noticiário político nos próximos dias, com uma sequência de convenções partidárias que vão oficializar candidaturas à Presidência, de Jair Bolsonaro e de adversários. A tendência é que, a partir desta semana, os eleitores comecem a se habituar com logotipos e slogans dos principais candidatos.
O calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o período entre 20 de julho e 5 de agosto para a realização das convenções. Logo no primeiro dia dessa janela, Ciro Gomes (PDT) vai oficializar a sua candidatura.
No domingo, depois das primeiras convenções, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai oficializar a candidatura no Rio de Janeiro. Bem ao seu estilo, apostando no corpo a corpo com apoiadores, o atual ocupante do Palácio do Planalto espera reunir uma pequena multidão para a largada da corrida eleitoral.
A triagem e o controle da entrada vão ser feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), com a ajuda das forças policiais do Rio de Janeiro. Para fazer o credenciamento para o evento, o interessado deve entrar no site do Partido Liberal.
Por sua vez, Lula não vai usar a oportunidade do calendário eleitoral para expor sua candidatura. Enquanto a convenção do PT for realizada em São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente vai estar cumprindo agenda ao lado do vice da sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), nas cidades pernambucanas de Serra Talhada, Garanhuns e Recife.
Oficialmente, a campanha para as eleições começam em 16 de agosto, com permissão para realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas e propagandas na internet.
O TSE tem até 12 de setembro para julgar os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
Calendário de convenções
- Quarta-feira, 20 de julho: Ciro Gomes lança a sua candidatura à Presidência, em evento na sede do PDT, em Brasília, às 15 horas.