Ministra Tereza Cristina revela pedido que Bolsonaro vai fazer a Putin

O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola. No caso dos fertilizantes nitrogenados, a dependência chega a 95%. A Rússia é uma das maiores produtoras de fertilizantes do mundo, junto com China, Marrocos e Belarus.

“A chegada do fertilizante é fundamental para a segurança alimentar, não só do Brasil, como também do mundo”, disse Tereza Cristina à CNN. Bolsonaro embarcou nesta segunda-feira (14) à noite para Moscou. A ministra só não foi junto porque havia contraído a Covid-19. Ela testou negativo hoje.

Bolsonaro vai enfatizar ainda na viagem a necessidade de mais investimentos russos na produção de fertilizantes no Brasil. No início do mês, a Petrobras informou ao mercado que chegou a um acordo com o grupo russo Acron para a venda de sua fábrica de fertilizantes em Três Lagoas (MS).

O negócio está pendente de aprovação pelos órgãos reguladores do Estado e do município e pela governança da Petrobras. O valor da transação não foi divulgado. A estatal brasileira decidiu deixar a área de fertilizantes e focar seus investimentos da produção de petróleo do pré-sal.

Ministra Tereza Cristina revela pedido que Bolsonaro vai fazer a Putin