Nesse domingo (01), eleitores voltaram às ruas para defender uma pauta que se tornou central no Governo Bolsonaro: a implementação do voto impresso.
As manifestações ocorreram em diversas cidades do Brasil e todas contaram com um público expressivo, o que mostra que a pauta e o presidente Bolsonaro têm forte apelo popular.
Apesar de ter sido abraçado pelo eleitorado de direita, o voto impresso e auditável não é uma pauta ideológica e nem é recente. Desde que as urnas eletrônicas foram adotadas, já houve várias tentativas de se estabelecer um voto impresso e auditável, em que a cédula não entre em contato com o eleitor e seja guardada automaticamente em uma urna lacrada. Porém, a medida sempre contou com a oposição do TSE.
O presidente Jair Bolsonaro conseguiu canalizar uma causa que gera interesse de grande parte da população, que desconfia do atual sistema eleitoral. A prova disso é que a manifestação favorável ao Governo contou com uma adesão ainda maior do que as que tinham sido realizadas anteriormente.
Porém, para vencer a causa é necessário ter o apoio de três quintos do Congresso Nacional, o que é uma tarefa hercúlea. Independente do resultado da votação, o saldo político é positivo para o presidente Jair Bolsonaro, que se colocou na liderança de uma causa que fortalece a democracia do país.