Após a senadora Soraya Thronicke (PSL) votar pela derrubada do veto do Governo no Senado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu, nesta segunda-feira (24), o capitão reformado do Exército, José Magalhães Filho, 73 anos, do cargo de coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande.
Magalhães foi indicado pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). A exoneração ocorre logo após o Palácio do Planalto prometer retaliar parlamentares governistas no Senado que votaram para derrubar veto presidencial sobre congelamento da folha do funcionalismo público até 2021.

O capitão foi exonerado por decreto do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tércio Issami Tokano. Não houve a indicação de novo coordenador regional. A exoneração ocorreu na semana seguinte ao voto de Soraya, que votou para derrubar o veto de Bolsonaro e permitir o reajuste nos salários dos servidores públicos da saúde, segurança pública e educação durante a pandemia do coronavírus.