O líder do Republicanos no Senado, Mecias de Jesus (RR), acusou o presidente Lula de incentivar invasões de terras produtivas em Roraima. Indígenas ocuparam três fazendas no estado após uma fala de Lula defendendo demarcações de terras.
A fala de Lula, que motivou a crítica do senador, foi durante participação na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Raposa Serra do Sol, em Roraima.
“A verdade tem que ser dita toda hora: os indígenas não estão ocupando a terra de ninguém. Eles estão apenas brigando para ficar com aquilo que era todo seu e que os invasores, desde 1500, vem tirando pedaços de terra que pertenciam a todo a vocês” disse Lula no evento ocorrido em 13 de março.
A fala, segundo o parlamentar, incentiva a ocupação ilegal das fazendas.
“Entendo que é completamente descabida qualquer tipo de invasão e essa fala é um incentivo. Nosso estado já possui 46 % de seu território com demarcações. Também precisamos produzir alimentos e dar subsistência ao nosso povo”, ressalta o senador, acrescentando que as invasões ocorreram em fazendas produtivas, próximas de terras já demarcadas e destinadas aos índios.