Ex-presidiário Lula se encontra com sindicalistas para debater imposto sindical

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta quinta-feira (1º) com lideranças sindicais e parte da equipe de transição para debater a volta do imposto sindical.

Segundo o presidente da central sindical UGT e membro da equipe de transição, Ricardo Patah, os participantes do encontro declaram consenso contra a volta da obrigatoriedade do tributo. O imposto deixou de ser obrigatório durante o governo Temer, com a reforma trabalhista de 2017.

Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerge, disse que o financiamento das entidades dos trabalhadores deve ser discutido. 

“Deixamos claro que não queremos o imposto sindical. Os sindicatos defendem o não retorno do imposto sindical. O que queremos é que os trabalhadores decidam de forma livre o financiamento dos seus sindicatos”, afirmou.

Após a reunião, Ricardo afirmou à imprensa que a reforma trabalhista não deve ser revogada, porém alguns pontos devem ser repensados.

“Nós não queremos a revogação da reforma trabalhista e não queremos a volta do imposto sindical. Mas é preciso repactuar alguns temas”, disse.