Levantamento exclusivo do instituto Orbis para o Diário do Poder mostra que a posse e porte de armas de fogo tem o apoio da maior parte dos brasileiros; 52,7% são a favor e 47,3% contra armas.
A pesquisa coincide com a constituição, na Câmara, de uma Frente Parlamentar do Desarmamento, reunindo políticos que pressionam contra o descumprimento do referendo nacional de 2005.
Naquele referendo, a maioria dos brasileiros rejeitou o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento que pretendia proibir a comercialização de armas e munições no País.
Entre favoráveis, 42% dos entrevistados apoiam apenas a possibilidade de armas nas próprias casas ou em seus estabelecimentos comerciais; e 10,7% querem que os brasileiros possam andar armados em todos os lugares. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do DP.
A diferença no apoio é aguda entre homens e mulheres: 58,7% delas são totalmente contra armas. Entre homens, são apenas 32,7%.
No Sudeste, a proporção de pessoas contra as armas é de 52,7%. No Nordeste, 50,9%. Nas demais regiões, a maioria é a favor.