Frente a boatos, Coreia do Sul diz que Kim Jong-un está ‘vivo e bem’

Em meio ao mistério sobre o estado de saúde do ditador norte-coreano Kim Jong-un, um representante do governo da Coreia do Sul disse que o “líder supremo” está “vivo e bem”. Em paralelo, imagens de um trem que possivelmente pertence a Kim foram localizadas em um balneário no leste da Coreia do Norte, aumentando as especulações de que o ditador de 36 anos possa estar lá.  

– A posição do nosso governo é firme – disse Moon Chung-in, principal consultor de política externa do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. – Kim Jong-un está vivo e bem. Ele está na região de Wonsan desde o dia 13 de abril. Até o momento, nenhum movimento suspeito foi detectado.

Kim Jong-un acena no lado de fora de trem que supostamente foi visto em imagens de satélite Foto: STR / AFP / 02-03-2020

Na noite de sábado, o site americano 38North, especializado em assuntos coreanos, divulgou imagens de satélite que provavelmente mostram o trem que pertence a Kim no balneário de Wonsan. O veículo aparece em fotos capturadas nos dias 21 e 23 de abril em uma estação reservada para a família Kim. Apesar de não comprovarem nada sobre o estado de saúde do líder norte-coreano ou seu paradeiro, as imagens endossam a teoria de que Kim estaria na região, uma área reservada para a elite na costa leste do país.

As suspeitas sobre o estado de saúde de Kim Jong-un se intensificaram no último dia 15 de abril, quando ele não esteve presente na cerimônia de aniversário do nascimento do fundador do país e seu avô, Kim Il-sung. A data é a mais importante do calendário político da Coreia do Norte.