Assessora de Soraya Thronicke produz Fake News e divulga na internet

Apesar de ser uma atitude condenável, de causar prejuízos e riscos ao cidadão, de enganar com mentiras quem recebe a informação e de estar sendo combatida diariamente por toda a sociedade, tem gente recebendo dinheiro público para produzir e divulgar as chamadas Fake News. Desta vez a iniciativa partiu de uma assessora parlamentar da Senadora Soraya Tronicke, PSL, que produziu e espalhou nas redes sociais e grupos de Whatsapp, uma notícia falsa sobre a compra de máscaras hospitalares, promovida pela Prefeitura de Campo Grande. Além de enganar a população ocultando dados do contrato e da compra dos produtos, Juliana Gaioso, a assessora, ainda utilizou a fotografia dela propria na arte mentirosa sobre os valores pagos pelo poder público.

Para tentar enganar a população, Juliana montou uma arte afirmando que o prefeito da cidade, Marquinhos Trad, PSD, havia pago R$ 89,00 por cada máscara hospitalar, quando na verdade, esse é o custo da caixa com 50 máscaras. Fazendo os devidos cálculos, cada máscara teve um custo unitário de R$ 1,78 (hum real e setenta e oito centavos)

O Secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho afirmou ao O Sul Mato Grossense, que o processo de compra foi realizado por meio de um chamamento público, seguindo, segundo ele, todos os trâmites legais.”Todos os materiais adquiridos nesta compra, serão destinados exclusivamente aos profissionais de saúde por serem específicos para uso profissional” destacou.

José Mauro lamentou ainda a divulgação da informação falsa, produzida pela assessoria da Senadora do PSL de Mato Grosso do Sul e lembrou que o momento deveria ser de união de esforços no combate a Pandemia do Coronavirus e não de ações criminosas como a produção e divulgação de fake news sobre temas tão sensíveis.

Para combater essa prática danosa, uma CPI das Fake News está tramitando no Congresso Nacional para investigar esse tipo de crime que pode causar sérios problemas a quem produz e divulga. Juliana Gaioso ocupa cargo comissionado de Assistente Parlamentar no gabinete da Senadora Soraya Tronicke. Fake News é crime.

Informações O Sul mato grossense